Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Dia Mundial do Câncer

Publicado em 04/02/2020 às 08:45 - Atualizado em 04/02/2020 às 08:51


Créditos: ASCOM Câmara Quilombo Baixar Imagem

Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, a campanha tem como objetivo conscientizar a população para adoção de iniciativas que previnem todos os tipos de câncer.

Atualmente 7,6 milhões de pessoas no nosso planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Estima – se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Mas a Organização Mundial da Saúde tem como meta reduzir em 25% os óbitos por doenças transmissíveis até 2025.

Entre os tipos de câncer mais incidentes no mundo estão o de pulmão, mama, intestino e próstata.  Uma pesquisa do International Agency for Research on Cancer (Iarc), órgão associado à Organização Mundial da Saúde, revelou que a maioria dos casos acontece nos países em desenvolvimento.

Manter uma rotina de exercícios físicos, alimentação saudável, o peso adequado e, para evitar o câncer de pele, usar protetor solar e não exceder o tempo de permanência sob o sol contribui para que os riscos de câncer diminuam.

Acompanhar sua saúde, realizando check-ups anuais também auxiliam na detecção precoce do câncer, o que aumenta as chances de cura.